quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Letramento Digital


Termo bastante usado atualmente, letramento tem como conceito algo que ultrapassa o significado da palavra alfabetização, ou seja, a alfabetização considera a possibilidade do indivíduo saber decodificar as letras e seus respectivos sons. O letramento enfoca os aspectos sócio‐históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade e de como esse cidadão irá usufruir disso como prática social e se tornará membro ativo deste meio.
Como letramento digital entende-se que o cidadão consciente não só interpreta o que aprende mas interage com o texto que tem mãos. Este deve saber não somente usar a máquina mas usar com consciência, e de forma crítica.
Para o alcance desse realidade muito ainda deve ser feito por parte das escolas e suas entidades mantenedoras. As escolas devem oferecer a possibilidade de formação de um indivíduo crítico e atuante inserido nesta sociedade, alem de profissionais devidamente capacitados e conscientes do seu papel de responsabilidade pela inclusão digital de seus alunos.

Nenhum comentário: